Na atualidade podemos dizer que a maioria das pessoas vivem conectadas na internet. Seja por um smartphone, tablet ou computador é difícil separar universos online e offline.
E essa realidade também se aplica no modo como as pessoas procuram os mais diversos tipos produtos, já que 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de efetuar uma compra.
O ramo de imóveis não é diferente e, por isso, é preciso estar atento ao uso do marketing digital imobiliário como estratégia de vendas.
O marketing digital é uma série de ferramentas utilizadas para atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as inúmeras estratégias, podemos citar de exemplo: site, blog, e-mail marketing, e-book, automação de marketing, entre outras.
Existem muitos benefícios do uso desse método e, um deles, com certeza é o fato de poder personalizar a experiência dos clientes com o seu produto através da chamada geração de leads.
A captação de leads online funciona como uma estratégia muito eficaz para construir uma base sólida de clientes com potencial de compra.
Com isso, você pode ter um banco de dados dessas pessoas e analisar qualitativamente quem tem mais chances de comprar ou não o seu produto e, também, atrair melhor outras pessoas que possam ter interesse no serviço prestado.
Antes de falar um pouco mais sobre os leads para o mercado imobiliário e também dos leads para corretores de imóveis vamos explicar um pouco mais sobre o que são eles.
O que são “leads”?
De forma resumida, os leads são as pessoas que manifestaram interesse em algum dos seus produtos ou serviços e deixaram um método de contato para você.
Ou seja, quando um cliente entra na sua imobiliária procurando por um imóvel e demonstra interesse no tema do seu negócio e deseja mais informações, nesse caso o ramo imobiliário, esta pessoa é um dos seus leads.
Mas, como falamos anteriormente, 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de efetuar uma compra. Refletindo isso para o mercado imobiliário, uma pessoa que quer alugar ou comprar um imóvel procura imobiliárias na internet que atendam a região de seu interesse.
Por isso, no marketing digital imobiliário, os leads imobiliários se formam, inicialmente, através do seu site.
O que acontece é que raramente o cliente vai tomar uma decisão imediata de realizar a compra de um imóvel. Este processo é mais demorado que outros tipos de compras, por diversos fatores, como localidade, valores e tipo de imóvel, por exemplo.
Por isso, é necessário ter um bom portfólio dentro do seu site e uma forma de gerar os leads imobiliários, como um espaço para cadastro de e-mail e que tenha informações mais específicas como: tipos de imóvel que deseja, com o que trabalha, telefone e disponibilidade para contato.
Assim, você manterá uma base de dados sólida, com diversos leads imobiliários e saberá os gostos e interesses de cada um.
Com estas informações é possível criar estratégias de marketing digital para imobiliárias e direcioná-las conforme a necessidade de cada lead imobiliário. Você estará disponibilizando um conteúdo que é relevante para cada pessoa e prospectando um futuro cliente, além de fidelizar sua marca e poder alavancar as vendas.
Qual é a importância da captação de leads online para o mercado imobiliário?
Os leads para corretores de imóveis e também os leads para o mercado imobiliário podem aparecer em diversos momentos da jornada de compra.
Desde aqueles dispostos a entender como funciona o financiamento de um imóvel, ou seja, que tem mais chances de efetuar a compra. Até aqueles que querem saber mais dicas de como encontrar o imóvel ideal na internet, ou seja, com menor potencial de compra, mas que estão interessados no seu conteúdo.
Por isso é importante a geração de leads imobiliários para o seu negócio.
Enquanto uma pequena parcela dos consumidores estão decididos a comprar um imóvel, a grande parte ainda está em processo de pesquisa e mantê-los como seguidores do conteúdo do seu empreendimento pode fazer com que diversas outras vendas não esperadas ocorram.
Assim, a geração de leads para o mercado imobiliário é uma forma de utilizar a tecnologia a seu favor e criar oportunidades de negócios extremamente potentes. Atualmente o uso do marketing digital imobiliário se tornou peça fundamental nas técnicas de venda, principalmente pela transformação do mercado consumidor.
Com certeza a imobiliária e o corretor que se valerem da criação de leads imobiliários terão vantagens na hora de realizar suas vendas e criarão muitas oportunidades de disparar as suas vendas.
Fique ligado no blog da LEADer para receber mais dicas de como melhorar o seu marketing digital imobiliário.